A Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participa nesta semana do 1º Fórum de Reitores Brasil-África, que teve início nesta segunda-feira (25) e segue até o próximo dia 27 de maio, em Brasília (DF). A abertura do evento contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O objetivo é o de fortalecer e ampliar a cooperação acadêmica entre universidades brasileiras e instituições africanas.
O Fórum reúne reitoras, reitores e assessores de cooperação internacional de universidades brasileiras e africanas, mobilizadas pela Association of African Universities (AAU), em uma programação voltada à construção de novas parcerias acadêmicas, assinatura de acordos e fortalecimento da internacionalização da educação superior.
As instituições vinculadas à Abruem participam do encontro ao lado de universidades federais e também comunitárias brasileiras, em uma agenda estratégica voltada à ampliação da cooperação internacional. O convite oficial às instituições associadas foi encaminhado pelo Ministério da Educação.
Entre os principais objetivos do Fórum estão o incentivo à assinatura de novos acordos de cooperação, o fortalecimento dos programas de mobilidade acadêmica e o desenvolvimento de intercâmbios em gestão acadêmica, administrativa e pedagógica. O evento também promove discussões sobre áreas estratégicas como agricultura, energias renováveis, inteligência artificial, mineração, petróleo e gás, aeroespacial e ciências humanas.
A programação inclui painéis temáticos, oficinas, reuniões bilaterais e espaços destinados à prospecção e implementação de novas parcerias entre universidades brasileiras e africanas. O encontro também prevê a assinatura de acordos institucionais e a construção de uma declaração conjunta ao final das atividades.
Atualmente, existem 235 acordos vigentes entre universidades brasileiras e africanas, abrangendo 38 países do continente. O Fórum representa uma plataforma estratégica para ampliar a cooperação universitária, diversificar parcerias e fortalecer a integração entre Brasil e África por meio da educação superior.
A participação da Abruem reforça o compromisso das universidades estaduais e municipais brasileiras com a internacionalização, a cooperação acadêmica e a construção de redes de conhecimento voltadas ao desenvolvimento científico, social e institucional.


