Com o objetivo de explorar novas oportunidades de cooperação acadêmica entre a Abruem e a Universidade Nacional da Colômbia (Unal), foi realizada no dia 15 de novembro uma visita à Universidade. Presidida pelo professor Leopoldo Múnera Ruiz, reitor da Unal, na companhia do presidente da Câmara de Internacionalização da Abruem, professor Fábio Néia, e da diretora de Relações Internacionais da Associação Colombiana de Universidades (Ascun), Luisa Villamizar, o evento estreitou laços entre a Instituição e as universidades participantes da missão.
“Esta colaboração responde a um interesse mútuo em contribuir para o desenvolvimento e melhoria da qualidade educacional na América Latina, e tenho certeza de que esta reunião nos permitirá continuar avançando nessa direção”, disse o reitor Múnera.
Promovendo um dia de troca de experiências entre instituições, o espaço conseguiu fomentar o diálogo construtivo em torno da gestão universitária e das políticas e estratégias educativas de fortalecimento à internacionalização do ensino superior. Neste sentido, buscou também consolidar projetos de investigação conjuntos, capazes de responder aos desafios comuns que a região enfrenta.
Unal - De 1982 até agora, a Universidade assinou 232 acordos com instituições brasileiras, dos quais 79 permanecem em vigor. Diante disso, Cibele Lemke, coordenadora geral de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), destacou a importância desse encontro e as oportunidades que se abrem para os países ao encontrarem pontos em comum no que diz respeito à educação pública.
“A partir desta reunião inicial podemos pensar em acordos mais formais relativos a ações que levarão ao desenvolvimento de atividades conjuntas de pesquisa e extensão, além do fortalecimento de publicações que nos permitam não começar do zero com a Unal”, explicou.
Segundo o professor Múnera, a visita dos representantes das diferentes instituições é um reconhecimento dos antecedentes estratégicos que têm acompanhado as relações entre as nações.
Nesse sentido, Silvia Pinzón, assessora do setor Educacional, Cooperação Técnica e Humanitária da Embaixada do Brasil, garantiu que “essas iniciativas resgatam todos os temas comuns, como agricultura e biodiversidade, e aqueles que aproximam as instituições para trabalhar”.
Ao final do encontro, o reitor Leopoldo Múnera Ruiz recebeu da mão de representantes da comitiva uma medalha como representação do comprometimento em cada uma das iniciativas de cooperação e fortalecimento dos laços entre a Unal e a Associação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Abruem, com informações da Unal.