A presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Cicilia Maia, realizou nesta terça-feira, 10, uma visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de avançar nas tratativas sobre a minuta de um documento para agilizar a tramitação de convênios para destinação de recursos federais às universidades estaduais e municipais. Acompanhada pelo reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Carvalho, a presidente da Abruem discutiu as sugestões das afiliadas quanto à minuta apresentada pela presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, no início do mês de agosto.
A comitiva foi recebida pelo coordenador de infraestrutura educacional do FNDE, Pedro Linhares, e pela coordenadora de desenvolvimento e análise de infraestrutura, Mariana Manzan. Durante o encontro, os representantes do FNDE discutiram as contribuições das universidades para o texto da minuta, que visa desburocratizar e acelerar a liberação de verbas federais para a execução de obras e projetos de infraestrutura nas instituições de ensino superior estaduais e municipais.
A presidente Cicilia Maia destacou a importância de agilizar esses processos para garantir que os recursos cheguem com mais rapidez às universidades, possibilitando melhorias na estrutura física, além de investimentos em projetos estratégicos para o desenvolvimento das regiões atendidas pelas universidades estaduais e municipais. "Nós já realizamos uma reunião com a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, sobre esse documento e a nossa expectativa é que, com a aprovação dessa minuta, os convênios passem a tramitar de forma mais ágil, permitindo que as universidades tenham mais autonomia para executar seus projetos com maior eficiência," afirmou.
Já o reitor Laércio Carvalho reforçou a relevância dessa iniciativa para as instituições de ensino superior, principalmente no que diz respeito à execução de projetos voltados para a expansão e melhoria das unidades acadêmicas espalhadas pelo interior do país. "As nossas universidades estão com processos em tramitação no FNDE há anos, cumprindo diligências e esperando a liberação desses recursos para realizar obras estruturais e garantir condições adequadas de ensino, pesquisa e extensão," explicou.
Os coordenadores do FNDE, por sua vez, enfatizaram o compromisso do órgão em buscar soluções que tornem o processo de formalização dos convênios mais célere e eficiente. Segundo eles, as contribuições da Abruem serão fundamentais para finalizar este documento para que possamos sanar as necessidades das universidades quanto às exigências legais e regulatórias.
Acompanharam a reunião o secretário executivo da Abruem, Carlos Ferreira, e a secretária geral da Abruem, Denize Alencastro.
A Abruem representa 46 universidades estaduais e municipais, atuando diretamente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal.