A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realiza mensalmente sua reunião administrativa para as discussões das principais pautas da Associação. Em 2024 a primeira reunião está agendada para 6 de março e ocorrerá de forma híbrida, com a parte presencial sendo realizada, a partir das 9h, na sede da Abruem, em Brasília, no Distrito Federal. De forma on-line a reunião acontecerá via plataforma Google Meet.
A primeira pauta do dia será a Rede de Pesquisa sobre Indicadores Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Repecti). A diretora do departamento de Gestão Estratégica e Indicadores de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Mariana Moura, apresentará o tema.
Em seguida será abordado o convite para a Assinatura de convênio Abruem/EBC-Empresa Brasil de Comunicação, vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A assinatura ocorrerá às 14h, também em Brasília.
A próxima pauta do dia é a aprovação da assinatura de convênio Abruem/STF (Supremo Tribunal Federal). Com a aprovação, a Associação passará a integrar o Programa de Combate à Desinformação e Fake News do STF.
A quarta pauta da reunião é o 71º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem. O evento será sediado pela Universidade do Estado de Minas Gerais entre os dias 22 e 25 de maio, em Belo Horizonte.
Durante a reunião ainda será apresentado o edital para as eleições da Abruem para o biênio 2024-2026, a missão internacional da Associação de 2024 que terá como destino o Canadá e a reforma da nova sala da Abruem.
Entre os assuntos diversos, abordados ao final da reunião, está a solicitação de visita da delegação da Baviera à Abruem no dia dia 15 de março. O pedido foi enviado pela diretora executiva do Centro Universitário da Baviera para América Latina, Irma de Melo-Reiners.