A University of Pretoria (UP) e a University of South Africa (UNISA) foram as duas últimas instituições de ensino superior visitadas durante missão da Abruem à África do Sul
Teve início no último dia 21 de agosto a missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) de 2023. Neste ano, 39 representantes de instituições de ensino superior (IES) filiadas à Abruem estão visitando universidades na África do Sul. Nesta quinta-feira, 31, a University of Pretoria (UP) e a University of South Africa (UNISA) foram visitadas pela delegação.
As duas IESs africanas estão localizadas em Pretória, capital administrativa da África do Sul, localizada na região metropolitana de Johannesburg. A missão já passou por Durban, Cidade do Cabo, Port Elizabeth e Johannesburg.
University of Pretoria (UP)
A delegação brasileira visitou a University of Pretoria (UP) na manhã de quinta-feira. No local, a comitiva foi recepcionada pelos servidores Fundie Nsibande e Neo Maseko. Eles puderam conhecer um pouco mais da infraestrutura da Universidade e de seu modo de trabalho.
Durante a reunião, os professores, Themba Mosia, reitor interino da UP, e Sunil Maharaj, vice-diretor de Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e Educação, discorreram sobre a Universidade e suas áreas de atuação, além de terem explicado sobre sua atuação na área de internacionalização. O presidente da Abruem, Odilon Máximo, agradeceu pela recepção e apresentou a Abruem e suas afiliadas, além de ter destacado as potencialidades e alcance das universidades estaduais e municipais brasileiras.
Ao final da visita, o assessor-chefe de Relações Externas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Celso Freire, o presidente da Abruem, Odilon Máximo, a vice-reitora Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Ilka do Amaral, e o coordenador de Relações Internacionais Universidade do Estado do Pará (Uepa), João Colares, entregaram a medalha de agradecimento da Abruem ao reitor Themba Mosia.
A Universidade de Pretória é uma das maiores universidades de pesquisa da África do Sul, com 1.108 programas de estudo, 94% de taxa de aprovações em graduações, 89% de módulos de graduação disponíveis de forma on-line e mais de 303 mil egressos.
É uma universidade pública que possui sete câmpus, sendo o maior deles no coração de Hatfield, o pitoresco centro diplomático da capital administrativa da África do Sul. Aninhada na névoa roxa dos icônicos jacarandás de Pretória, a UP oferece ensino e experiência de pesquisa de alta qualidade em todas as nove faculdades, incluindo a única Faculdade de Ciências Veterinárias da África do Sul e a melhor Faculdade de Direito e escola de negócios da África.
University of South Africa (UNISA)
Durante a tarde a comitiva da Abruem visitou a University of South Africa (UNISA). No local eles foram recepcionados por uma equipe de diretores da UNISA, pela vice-reitora, Puleng LenkaBula, e pela diretora executiva institucional de avanços, Khanya Mahalare.
A vice-reitora agradeceu aos membros da delegação pela visita e apresentou a Universidade, bem como suas oportunidades e potencialidades. O presidente da Abruem, Odilon Máximo, também pôde apresentar a Associação e suas instituições de ensino superior filiadas aos membros da universidade africana.
A delegação brasileira ainda conheceu parte das instalações da UNISA. A vice-reitora recebeu a medalha de agradecimento da Abruem do presidente da Associação, da pró-reitora de Extensão do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef), Melissa Bandos, da reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Luciléa Gonçalves, e da chefe de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Rosenery Lourenço. O presidente da Abruem também recebeu uma lembrança da vice-reitora e dos diretores da Universidade.
A University of South Africa é a maior instituição de ensino superior do continente africano e uma das maiores do mundo, com um quadro superior a 370 mil alunos do próprio país e de 110 outras nações. Está classificada entre as 10 melhores universidades da África, ocupando a quinta posição. Por ser uma universidade aberta a distância e e-learning, a UNISA oferece flexibilidade aos seus alunos e eles escolhem quando, onde e como estudar.
Todos os anos a Unisa forma mais de 54 mil licenciados qualificados para reforçar o mercado de trabalho do país. A maioria dos discentes da Unisa são de graduação, 40.820 estão matriculados em pós-graduação, sendo 10.699 em mestrado e doutorado. Cerca de 70% dos estudantes da UNISA são mulheres.
Fundada em 1873, passaram pela Universidade o atual presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa e o ex-presidente Nelson Mandela. Mandela foi o primeiro presidente democrático da África do Sul e continua a ser um ícone global da paz, tendo recebido o prêmio Nobel da Paz em 1993.