Na África do Sul, os reitores e membros da delegação brasileira visitaram nesta segunda-feira a Nelson Mandela University
Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) visitou a Nelson Mandela University (NMU) durante a missão internacional da Associação à África do Sul. No último domingo, 27, a delegação seguiu para a cidade de Port Elizabeth. A missão segue até o próximo dia 02 de setembro.
No início da reunião os brasileiros receberam as boas-vindas do vice-reitor adjunto de Aprendizagem e Ensino, Muki Moeng, e da vice-reitora, Sibongile Muthwa. Durante o evento o presidente da Abruem, reitor Odilon Máximo, apresentou a Associação e suas filiadas, além das potencialidades que o País e as instituições estaduais e municipais podem oferecer em parcerias internacionais.
Em seguida, o vice-reitor adjunto de Pesquisa, Inovação e Internacionalização, Thandi Mgwebi, fez uma fala sobre a sua área de atuação na Universidade. Ao final da reunião a Abruem entregou uma medalha à Sinbogile Muthwa em agradecimento pela visita e em seguida os participantes da comitiva realizaram um tour pelo câmpus.
Nelson Mandela University
AUniversidade Metropolitana Nelson Mandela foi inaugurada em 1º de janeiro de 2005, resultado da fusão do PE Technikon the University of Port Elizabeth (UPE) e do Port Elizabeth câmpus de Vista University (Vista PE).
A união destas instituições surgiu como resultado da reestruturação governamental do ensino superior a nível nacional – destinada a proporcionar um sistema mais equitativo e eficiente para satisfazer as necessidades da África do Sul, do continente e do mundo no século XXI.
Em 20 de julho de 2017, a Universidade Metropolitana Nelson Mandela foi oficialmente renomeada como Universidade Nelson Mandela: única instituição de ensino superior do mundo a levar o nome de Nelson Rolihlahla Mandela. A mudança de nome proporcionou à instituição uma oportunidade de reformular a sua marca e posicionar-se a nível continental e global, ao mesmo tempo que lhe permitiu inaugurar uma nova era de vigor renovado rumo a uma transformação significativa.
A Universidade Nelson Mandela é hoje um destino educacional procurado e a universidade mais diversificada da África do Sul.