No quinto dia da viagem internacional à África do Sul os reitores e representantes de universidades filiadas à Associação visitaram a University of Westem Cape e a University of Cape Town
A missão internacional da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) chega ao seu quinto dia. Na sexta-feira, 25, a comitiva composta por 39 representantes de instituições de ensino superior (IES) filiadas à Abruem conheceu duas universidades na Cidade do Cabo, a University of Westem Cape (UWC) e a University of Cape Town (UCT).
Pela manhã, os participantes da comitiva realizaram uma visita guiada pelo câmpus principal da UWC. Eles foram guiados pelo relações públicas da Universidade, Hardi Zacharias. No local eles também visitaram, acompanhados pela coordenadora de Relações Internacionais Debra Lamson, o UWC Robben Island Mayibuye Archives Center, localizado na Biblioteca Principal da Universidade. O Arquivo Mayibuye é um dos maiores arquivos de materiais da luta de libertação da África do Sul – as colecções incluem muitos materiais únicos relacionados com a luta pela liberdade.
Neste contexto de lutas, a Universidade de Western Cape é conhecida pela sua luta contra o apartheid e pela sua luta contínua contra a opressão, a discriminação e as desvantagens na África do Sul. Entre as instituições acadêmicas, está na vanguarda da transformação histórica do País, desempenhando um papel acadêmico único e de liderança para a construção de uma nação equitativa e dinâmica.
Mais tarde, a comitiva foi recebida na Escola de Saúde Pública (SOPH). Além de docentes da Universidade e da coordenadora de Relações Internacionais, também participou de reuniões com a equipe brasileira o reitor da UWC, Tyrone Brian Pretorius. Na oportunidade, o professor Fernando Brito, assessor jurídico da Universidade Estadual do Norte do Paraná, e a professora Vera Lúcia da Rocha, reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, entregaram a medalha da visita à Instituição.
University of Cape Town
Em seguida os membros da delegação brasileira foram para a University of Cape Town (UCT). A comitiva começou a visita pela Escola de Design da UCT. No local, foram recebidos por uma comissão composta pelo diretor de internacionalização, Quinton Johnson, e pelos servidores também do escritório de internacionalização, Carol Ojwang, Nicola Latchiah e Loren Joseph. Do escritório de admissão, esteve presente o servidor Johannes Jemaaar. Os responsáveis pela tradução da reunião e de um passeio pelas instalações da Universidade foram os discentes Albertina Taca e Tshepiso Mogale.
A UCT é a universidade mais antiga da África do Sul e uma das principais instituições de ensino e pesquisa da África. A Universidade tem seis faculdades - Comércio, Engenharia e Ambiente Construído, Direito, Ciências da Saúde, Humanidades e Ciências - todas apoiadas pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior, que atende às necessidades de ensino e aprendizagem dos alunos.
Entre os seus mais de 100 mil ex-alunos estão o falecido professor Christiaan Barnard, cirurgião cardíaco de renome mundial, e três prêmios Nobel - Aaron Klug, Alan MacLeod Cormack e JM Coetzee.
A UCT também tem mais de 80 unidades de pesquisas especializadas que fornecem supervisão para trabalhos de pós-graduação e é o lar de mais de um terço dos pesquisadores com classificação A da África do Sul – acadêmicos que são considerados líderes mundiais nas suas áreas.
Ao final da visita pela Universidade, foram realizadas reuniões com o cônsul adjunto e chefe do setor educacional do consulado geral do Brasil na Cidade do Cabo, Luiz Felipe Pereira, com o diretor de internacionalização, Quinton Johnson, com o vice reitor interino, Dayanand Reddy, e com a vice-reitora Adjunta de Pesquisa e Internacionalização, Sue Harrison.
No local, a Abruem também entregou medalha referente à visita à Universidade do Cabo.
Missão internacional
Para o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Fábio Antonio Néia, que faz parte da comitiva brasileira, “este primeiro contato com as universidades sul-africanas podem abrir caminhos para novas parcerias, como mobilidade e acordos de cooperação técnica. Por aqui, estamos nos colocando à disposição e buscando estabelecer contatos”, ressalta.
Com relação à UWC, Fábio comenta que é uma universidade dinâmica. “É uma instituição dinâmica, comprometida com a excelência na aprendizagem, ensino, investigação e inovação num ambiente globalmente competitivo, mantendo-se fiel aos valores e ao espírito que moldaram a sua identidade como uma universidade enraizada no serviço do bem público”, acrescenta. Já a Universidade da Cidade do Cabo (UCT) é a mais antiga universidade sul-africana, classificada como a melhor do País.
A missão internacional na África do Sul ocorrerá até o dia 2 de setembro. A comitiva ainda visitará as universidades Nelson Mandela e Rhodes, em Porto Elizabeth, bem como as Universidades de Joanesburgo, de Witwatersrand, de Pretoria e da África do Sul, em Joanesburgo.
Assessoria de Comunicação Social da Abruem, com informações da Uenp