Encerrada a programação na cidade de Durban, a comitiva da Abruem que está em missão internacional na África do Sul seguiu para a Cidade do Cabo, capital africana
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realiza a missão internacional à África do Sul. Ao todo, 39 representantes de instituições de ensino superior filiadas à Associação participam da missão que visita universidades e participa de eventos nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johannesburgo.
Na última quinta-feira, 24, a comitiva seguiu para a Cidade do Cabo e pôde conhecer, no município vizinho, Stellenbosch, a Stellenbosch University (SU). Na Universidade a equipe foi recebida pelo coordenador sênior, Randall Adams, e visitou o SU Museum. O museu, criado em 1962, retrata a história cultural local e inclui quatro casas de época que mostram a forma como as pessoas viviam e a diferença de estilos arquitetónicos ao longo dos períodos ilustrados.
Em seguida, a comitiva recebeu as boas-vindas do diretor sênior do programa Su Internacional, Robert Kotze. A Stellenbosch University International (SU) contribui para os objetivos institucionais da SU e apoia todas as faculdades em suas atividades de internacionalização. Também garante que os estudantes internacionais tenham acesso a um pacote integrado de serviços de apoio para toda a universidade para que a internacionalização na SU possa continuar a crescer.
Na sequência da recepção, o reitor e vice-chanceler da SU, professor Wim De Villiers, agradeceu aos membros da delegação pela visita e apresentou a Universidade e suas oportunidades. O presidente da Abruem, Odilon Máximo, também teve a oportunidade de apresentar a Associação e suas instituições de ensino superior filiadas aos membros da universidade africana.
Durante toda a visita, o cônsul adjunto e chefe do setor educacional do consulado geral do Brasil na Cidade do Cabo, Luiz Felipe Pereira, acompanhou a delegação brasileira, além de ter realizado a tradução da reunião.
Nesta sexta-feira a comitiva permanece na Cidade do Cabo para visitas às University of Western Cape (UWC) e University of Cape Town (UCT).
Stellenbosch University
A Stellenbosch University é uma universidade pública de pesquisa. É a universidade mais antiga da África do Sul e a mais antiga universidade existente na África Subsaariana , juntamente com a Universidade da Cidade do Cabo - que recebeu o status de universidade plena no mesmo dia em 1918. A Universidade projetou e fabricou o primeiro microssatélite da África, SUNSAT , lançado em 1999, além de ter sido a primeira universidade africana a assinar a Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades .
A SU é uma das três universidades públicas do Cabo Ocidental e está consistentemente classificada entre as 200 melhores do mundo em direito, política e geografia. Ela ainda está classificada entre as 100 melhores do mundo em estudos de desenvolvimento , teologia , agricultura e silvicultura .