Reitores e representantes de dezenas de instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) participam desde a última segunda-feira, 21 de agosto, de missão internacional à África do Sul. Durante a viagem, estão sendo visitadas universidades nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johannesburgo.
A comitiva iniciou suas atividades em Durban, onde realizou reuniões e conheceu a University of Kwazulu-Natal (UKZN) e a Durban University of Technology. Ainda na cidade, no dia 22 de agosto, a professora Evanilda Souza, vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e o professor José Celso Freire Júnior, assessor-chefe da Assessoria de Relações Externas Universidade Estadual Paulista (Unesp), participaram da Global Leadership Summit IEASA 2023.
Evanilda Souza participou, no evento, do painel de discussão de vice-reitores e líderes institucionais. Como mediadora do painel, que teve como objetivo a reflexão sobre o exercício da liderança ética no ensino superior, desafiando as condições nacionais e globais e volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, estava a diretora executiva da AIEA, Darla Deardorff. Além de Evanilda, também foram painelistas os professores: Sunungurai Dominica Chingarande, VC da Woman’s University of Africa, Zimbábue; Hassan Omar Mahadallah, reitor e VC da Universidade Nacional da Somália; e Esther Benjamin, CEO e diretora executiva da World Education Service.
Ainda no dia 22, José Celso Freire Júnior, representante da Unesp na missão internacional da Abruem e também presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), participou do painel das Associações Internacionais de Educação. A mesa redonda, mediada pela professora Judy Peter, da Universidade de Tecnologia da Península do Cabo, do Conselho da IEASA e do Conselho da AIEA 2023, teve como objetivo as reflexões, por parte dos líderes de Associações Internacionais de Educação, sobre suas lições de liderança, experiências anteriores e as implicações para o futuro do Ensino Superior.
Também eram painelistas: La Nitra Berger, presidente, da Associação de Educadores Internacionais (NAFSA); Karen Dalkie, vice-presidente do Canadian Bureau for International Education (CBIE); Piet Van Hove, presidente da Associação Europeia para a Educação Internacional (EAIE); Jeet Joshee, presidente da Associação Internacional de Administradores de Educação (AIEA); Giorgio Marinoni, gerente de Ensino Superior e Internacionalização da Associação Internacional de Universidades; Lavern Samuels, presidente da IEASA; e Kefa Simwa, Diretora Executiva, Rede Africana de Internacionalização da Educação.
IEASA CONFERENCE
Nesta quarta-feira, 23 de agosto, a comitiva da Abruem, ainda em Durban, puderam participar de Networking na 25º IEASA Conference, evento anual que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior. O objetivo do evento é compartilhar pensamentos, resultados de pesquisas, experiências vividas e exemplos de boas práticas. O tema deste ano é Olhando para trás – Olhando para frente.
Durante a oportunidade, a Abruem entregou a medalha de homenagem ao presidente da Associação africana, Lavern Samuels, que também é diretor de Educação e Parcerias Internacionais (IEP) da Universidade de Tecnologia de Durban (DUT). A medalha foi entregue na sessão plenária que tratou do tema “Estrutura estratégica para uma internacionalização abrangente”. A missão internacional da Abruem segue na África do Sul até o próximo dia 02 de setembro.