A missão, que visitará instituições de ensino superior de 04 cidades da África do Sul, teve início nesta segunda-feira, 21 de agosto, e se encerra no dia 02 de setembro.
Uma comitiva de 39 reitores e representantes de dezenas instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) está na África do Sul para a viagem internacional da Abruem de 2023. A missão, que ocorre anualmente, tem como objetivo estreitar relações, agregar conhecimentos, troca de experiências e firmar acordos de cooperação internacional entre as instituições visitadas e as universidades filiadas à Associação.
A viagem teve início nesta segunda-feira, 21 de agosto, e se encerra no dia 02 de setembro. No último domingo, 20, os participantes realizaram, no hotel Blue Waters, em Durban, a última reunião preparatória para a missão. Ao todo, a comitiva é composta por 39 pessoas e visitará universidades também nas cidades de Port Elizabeth, Cidade do Cabo e Johannesburg.
A comitiva iniciou suas atividades em Durban, onde realizou reuniões e conheceu a University of Kwazulu-Natal (UKZN) e a Durban University of Technology (DUT). Pela manhã os participantes puderam dialogar e trocar experiências na UKZN e durante a tarde foi a vez da DUT. Como agradecimento pela acolhida, na UKZN a Abruem entregou placas de homenagem ao professor e vice-reitor adjunto de Pesquisa e Inovação Mosa Moshabela. Na DUT quem recebeu a placa foi o reitor Thandwa Mthembu.
Na oportunidade, o presidente da Abruem, reitor Odilon Máximo, teve a oportunidade de apresentar as universidades estaduais e municipais filiadas à Associação, bem como as oportunidades de parcerias e projetos de cooperação. “São diversas as possibilidades de pesquisas e cooperação a serem feitas entre as universidades brasileiras e as africanas”, destaca Odilon Máximo.
Durante o dia, a comitiva também visitou o Centro de Excelência Aeroespacial e o Centro de Documentação de Sistemas de Conhecimento Indígena. Conheceram ainda o Instituto de Tecnologia de Água e Esgoto da DUT, onde foram apresentados a tecnologias para soluções e inovações no tratamento de água e esgoto.
University of Kwazulu-Natal (UKZN)
A University of KwaZulu-Natal foi formada em 2004 como resultado da fusão entre a University of Durban-Westville e a University of Natal. A nova universidade reúne as histórias das antigas universidades que remontam à década de 1910.
Entre os objetivos principais da Universidade estão: promover a globalização liderada pela África por meio da bolsa de estudos africana; envolvimento responsável com a comunidade; preeminência em pesquisa; promover a excelência em ensino e aprendizagem por meio de um currículo criativo e inovador e desenvolvimento, estratégias pedagógicas e práticas de avaliação de acordo com os mais altos princípios de gestão de qualidade; e estabelecer e manter sistemas e processos de gestão eficientes e eficazes que forneçam um serviço atencioso e responsivo para atender às necessidades internas e externas de maneira pragmática e flexível.
Durban University of Technology (DUT)
Com aproximadamente 33 mil alunos, a DUT está localizada nas cidades de Durban e Pietermaritzburg. Como uma Universidade de Tecnologia, ela prioriza a qualidade do ensino e da aprendizagem, garantindo que seu corpo docente possua a mais alta qualificação possível.
A Durban University of Technology é o resultado da fusão em abril de 2002 de duas prestigiadas technikons, ML Sultan e Technikon Natal. Foi nomeada Durban Institute of Technology e mais tarde tornou-se Durban University of Technology em consonância com outras universidades de tecnologia.
A DUT, membro da Associação Internacional de Universidades, é uma universidade de tecnologia multicampus na vanguarda do ensino superior, treinamento tecnológico, pesquisa e inovação. Em alinhamento com a estratégia ENVISION 2030 da DUT, a Universidade tem por objetivo tornar sua comunidade acadêmica empreendedora e inovadora.
Em 2020, a DUT foi classificada entre as 500 melhores universidades do mundo e 10º em citações globalmente e 5º nacionalmente. Ao todo, é composta por seis faculdades: Contabilidade e Informática, Ciências Aplicadas, Ciências de Gestão, Engenharia e Ambiente Construído, Ciências da Saúde e Artes e Design.
Confira as fotos