Desde a última semana a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) está em missão internacional no México. A última Instituição de Ensino Superior visitada pela comitiva durante a viagem foi a Universidad Autónoma Metropolitana (UAM). Localizada na Cidade do México, capital do País, a Instituição de Ensino Superior tem 47 anos de existência é uma Universidade pública.
A visita ocorreu na manhã da última quarta-feira, 19. No local, os participantes foram recebidos pelo coordenador geral da UAM, Joaquín Flores Mendez, que recebeu das mãos da reitora da Uneb e do assessor-chefe de Relações Externas da Unesp, Adriana Marmori e José Celso Freire, medalha de homenagem da Abruem.
Participaram de reunião a comitiva da Abruem, presidida pelo presidente da Associação, reitor Francisco do O’ de Lima Júnior, e os seguintes membros da UAM: diretor de Inovação, Joaquín De la Huerta; coordenador de Assuntos Acadêmicos, James Ramey; coordenadora de Planejamento da Unidade Xochimilco, Olivia Soria; e representante da reitora da Unidade Iztapalapa, Brenda Haydee. Além disso, também estavam presentes os reitores das unidades Xochimilco e Lerma, Francisco Javier Soria e Gabriel Soto.
Durante a reunião foram destinados momentos para a apresentação da delegação da Abruem, bem como da Associação como um todo e também para apresentações das Unidades Universitárias da UAM. Logo após foi disponibilizado um momento de diálogo entre os presentes.
III Encontro de Reitores(as) Brasil-México
No período vespertino e também durante toda a quinta-feira, 20, a comitiva participou do III Encontro de Reitores(as) Brasil-México. O evento integra a programação da V Assembleia Geral e XII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e ocorre na Universidad Nacional Autónoma de México, na Cidade do México.
Anualmente, a Assembleia Geral e o Seminário Internacional do GCUB são realizados e contam com a participação de representantes de instituições de Educação Superior, diplomatas, autoridades governamentais e representantes de organizações internacionais de aproximadamente 40 países, localizados nos cinco continentes.
Entre os assuntos abordados durante o evento estão “Cooperação no campo da pesquisa em áreas estratégicas Brasil-México” e “Aliança Brasil-México em temas estratégicos: mobilidade de estudantes de pós-graduação, pesquisa, inovação e educação virtual”. A última palestra contou a participação do ex-presidente da Abruem, Rodrigo Zanin.
O segundo dia de evento teve como temas tratados, além dos painéis temáticos: Universidades e Problemas Globais: Compromissos, Mudanças e Legados no Século XXI; A construção da nova Universidade para os desafios do século XXI; Domínio dos idiomas e sua contribuição para a Universidade do Século XXI; e A reinvenção da Universidade e da Educação Superior.
UAM
A Universidad Autónoma Metropolitana é uma instituição educacional superior mexicana, fundada em 1974 por decreto do presidente do México Luis Echeverría. Conta com quatro unidades localizadas nas zonas periféricas da Cidade do México, as unidades são Azcapotzalco, Cuajimalpa, Iztapalapa e Xochimilco. O lema da UAM é Casa aberta ao tempo, uma tradução do lema proposto por Miguel León-Portilla (Yn calli ixcahuicopa) e possui mais de 45.000 estudantes.
Assessoria de Comunicação Social da Abruem. Fotos: Carlos Roberto Ferreira