Teve início na última semana a missão internacional de 2022 da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Neste ano, a comitiva composta por 28 representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas, teve como destino o México, onde realiza reuniões e encontros, desde o último dia 10 de outubro, em diversas IES, na Embaixada do Brasil no México e na Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AMEXCID).
Uma das universidades visitadas na última semana foi a Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). No local, o reitor da Uenf, Raul Ernesto Lopez, e a ex-reitora da UEAP, Maria Lúcia Teixeira, entregaram a medalha de homenagem da Abruem para Patrícia Dávila, secretária de Desenvolvimento Institucional da Universidade.
Já esta semana começou com a visita ao Tecnológico de Monterrey (TEC MONTERREY). O TEC MONTERREY é uma instituição privada, sem fins lucrativos. No local, a comitiva foi recebida pelo assessor de Relações Internacionais, Miguel Lopez Martiel. Ele também recebeu, em nome da Instituição, a medalha de homenagem da Associação.
Durante a visita, o vice-reitor de Educação Contínua da Instituição, Jorge Blando, explanou a respeito da Universidade. Ainda foram realizadas duas apresentações: a primeira feita por José Carlos Miranda, decano na Escola de Engenharia do Tecnológico de Monterrey, seguida por Ana Esther Gutierrez, diretora de Programas Internacionais.
Conacyt
A programação desta terça-feira, 18, foi destinada a reunião com o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt). O Conacyt é uma instituição do governo mexicano responsável por estabelecer políticas públicas nas áreas de humanidades, ciência, tecnologia e inovação em todo o país. O objetivo é fortalecer a soberania científica e a independência tecnológica do México, sob os princípios humanismo, equidade, bem-estar social, cuidado ambiental e conservação do patrimônio biocultural.
Abriram a reunião o diretor de Convênios e Programas da AMEXCID, Luis Galguera López, a coordenadora de Apoio para Acadêmicos e Pesquisas do Conacyt, Talía Verónica García Aguiar, e o presidente da Abruem, Francisco do O’ de Lima Júnior.
Logo após as falas iniciais, foram realizadas apresentações de chamadas, programas de bolsas, programas de especialidades médicas e programas de pesquisa do Conacyt. Participaram o diretor de Bolsas de Estudo e a subdiretora de Bolsas de Estudos para Estrangeiros, Edwin Ricardo Triujeque e Christelle Lazareno.
Em seguida, a Abruem teve 30 minutos para apresentações e, ao final, foram realizadas discussões dos assuntos tratados. Além da comitiva da Abruem, também estava presente na reunião o chefe do setor Cultural e Educacional da Embaixada do Brasil no México, Gustavo Raposo.
Importância do Conacyt - O Conselho define, articula e coordena tanto as estratégias quanto as capacidades mexicanas em pesquisa científica , desenvolvimento tecnológico e inovação, promovendo a ciência básica e a pesquisa de fronteira. Isso, ao mesmo tempo em que estabelece as agendas de pesquisa prioritárias que afetam a compreensão e busca de soluções para os grandes desafios nacionais em termos de saúde, energia, água, toxicidades, alimentação, segurança humana, habitação, sistemas socioecológicos, educação e cultura.
Da mesma forma, coordena o sistema de Centros Públicos de Pesquisa, formado por 26 instituições reconhecidas nacional e internacionalmente, e fortalece a comunidade científica por meio de diversos concursos de bolsas, tanto no país como no estrangeiro, que beneficiam anualmente mais de 85.000 estudantes. Além disso, estimula o trabalho científico de mais de 36.000 pesquisadores consolidados, membros do Sistema Nacional de Pesquisadores e do Programa Pesquisadores para o México .
Tecnológico de Monterrey
O Tecnológico de Monterrey foi fundado em 1943 por Eugenio Garza Sada e um grupo de empresários que formaram uma associação civil chamada Ensino Superior e Pesquisa, AC. O trabalho do Tec de Monterrey e de todos os seus câmpus é apoiado por associações civis, compostas por um grande grupo de líderes destacados de todo o México comprometidos com a qualidade do ensino superior.
Todos os anos, os dirigentes destas associações reúnem-se para estabelecer os objetivos que devem orientar as grandes decisões da Instituição. Isso tudo para que o Tecnológico de Monterrey cumpra o papel de se tornar um motor de desenvolvimento das comunidades e do País.
O Tec de Monterrey conta com o apoio da comunidade nacional, que participa dos sorteios que a própria instituição organiza para ampliar o programa de bolsas e investimento em infraestrutura. Por seu funcionamento como instituição educacional, o Tec de Monterrey goza do status de Escuela Libre Universitaria.
Assessoria de Comunicação Social da Abruem. Fotos: Carlos Roberto Ferreira