A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) está realizando, entre os dias 10 e 21 de outubro, sua missão internacional de 2022. O destino é o México. Nesta sexta-feira, 14, os 25 membros da comitiva da Abruem visitaram duas universidades mexicanas, ambas localizadas na Cidade do México, capital do País.
Durante a manhã, os participantes da viagem visitaram a Universidad Iberoamericana (UIA). No local, foram recebidos pelo vice-reitor acadêmico da Instituição, Alejandro Anaya Muñoz. Na oportunidade, o vice-reitor realizou uma apresentação da Universidade.
Já o período vespertino foi reservado para a visita à Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM).
Universidad Iberoamericana (UIA)
A Universidad Iberoamericana, mas comumente conhecida como Ibero ou La Ibero, é uma das universidades de maior prestígio no México e na América Latina. Fundada em 1943, essa instituição privada de ensino superior é financiada pela Companhia de Jesus e é reconhecida como tendo um nível de excelência internacional. Em 2009, a UIA recebeu o prêmio SEP-ANUIES como a melhor universidade particular do México. O campus principal da Ibero está localizado no distrito de Santa Fe, na Cidade do México.
Sua biblioteca principal, a Biblioteca Francisco Xavier Clavigero, possui mais de 400.000 livros e revistas e, em 2007, foi considerada uma das maiores bibliotecas universitárias do País. Oferece 35 programas de graduação e 45 de pós-graduação : 11 doutorados, 28 mestrados e 6 especializações.
Sem perder de vista sua própria história e as características de seu modelo educacional, a IBERO se adaptou aos tempos orientando-se para uma perspectiva global e intercultural. Embora a maioria de seus membros seja motivada por princípios cristãos, a IBERO respeita e acomoda qualquer ideologia e não pretende usar suas atividades acadêmicas em benefício de nenhuma doutrina em particular.
Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM)
A Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM) é uma universidade pública mexicana que se destaca entre as melhores universidades da América Latina, com forte atuação artística, tecnológica e de pesquisa . É uma Instuição pública e gratuita considerada a maior Universidade da América Latina em número de alunos, com um dos um dos maiores campis do mundo. Suas inúmeras publicações e pesquisas em todas as áreas do conhecimento fazem dela a instituição mexicana com maior produção científica. Todos os laureados mexicanos do Prêmio Nobel passaram pela Instituição.
Foi fundada em 1910 como Universidade Nacional do México. Em 1929, a UNAM obteve sua autonomia, o que dá a ela capacidade de autogerenciar seu orçamento, administração e currículo sem interferência do governo. A construção de seu campus principal ao sul da Cidade do México , conhecido como Ciudad Universitaria (CU), foi realizada por alguns dos mais destacados arquitetos e artistas mexicanos do século XX. O Campus Central da Ciudad Universitaria de la Universidad Nacional Autónoma de México foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2007, o que faz dele um dos campi mais atrativos para o turismo do mundo.
O propósito da UNAM é estar a serviço do País e da humanidade, formar profissionais úteis à sociedade , organizar e realizar pesquisas, principalmente sobre as condições e problemas nacionais, e ampliar ao máximo os benefícios da cultura e da ciência.
Assessoria de Comunicação Social da Abruem. Fotos: Carlos Roberto Ferreira