A comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que está em Missão Internacional ao Chile desde 30 de setembro, chega a seu terceiro dia. Na quarta-feira, 2 de outubro, os 20 integrantes da delegação brasileira participaram, no Museo Regional de La Araucanía, de apresentações da Universidad Austral de Chile (UACH) e da Universidad Católica de la Santísima Concepción (UCSC).
Além da comitiva, participaram das reuniões os diretores de Relações Internacionais da UACH e da UCSC, Angara Zambrano e Steve Baeza, respectivamente. Eles apresentaram as potencialidades da região, bem como os principais números das Instituições de Ensino Superior às quais estão vinculados.
Ainda durante a Missão, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), assinou acordos de cooperação com diversas universidades chilenas, entre elas a Universidad Academia de Humanismo Cristiano (UAHC). O acordo fortalece o ensino de graduação e pós-graduação na área de Geografia e, no futuro, também poderá ser estendido às Escolas de Pedagogia de ambas as partes.
Assinaram o acordo, que estimula o intercâmbio entre docentes e discentes das duas instituições, a reitora e a diretora de Relações Internacionais da Uenp, Fátima Padoan e Eliane Segati, respectivamente, além do reitor da UAHC, Álvaro Ramis, do vice-chanceler acadêmico, Fabián González, e do vice-chanceler de Desenvolvimento Institucional, Macarena Barahona.
Para o Álvaro Ramis, a assinatura do acordo com a universidade brasileira será muito importante para ambas as instituições. “A Universidade Estadual do Norte do Paraná é uma universidade inovadora e que está realizando projetos de grande impacto social na área em que está localizada. Isso poderá contribuir muito para o projeto educacional da UAHC, dado o perfil social que ambas as instituições possuem”, afirmou.
Ele relata ainda que o acordo ocorre no momento em que a internacionalização da Academia está sendo fortalecida e que a Universidade tem muito interesse em conhecer experiências que a ajudem a melhorar cada vez mais seu ensino.
Já a reitora Fátima Padoan destacou que entende o acordo como uma possibilidade de ampliar um relacionamento maior e mais eficaz com o Chile. “O acordo permitirá um intercâmbio com estudantes da nossa universidade. Também temos expectativas de novos programas e empregos e esse intercâmbio de alunos e professores será extremamente positivo”, explicou.
Para ver as fotos clique aqui