Delegação da Abruem é recepcionada em Santiago por reitores do Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas
Teve início na manhã de ontem, 30 de setembro, a Missão Internacional de 2019 da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A missão deste ano, que se estenderá até o próximo dia 4 de outubro, tem como destino o Chile.
Os 20 participantes da Missão foram recepcionados em Santigo pelos reitores vinculados ao Consejo de Rectores de las Universidades Chilenas (Cruch). O vice-presidente executivo do Cruch, Aldo Valle, deu as boas-vindas à delegação brasileira. Além da comitiva, participaram deste primeiro dia, a diplomata da embaixada do Brasil no Chile, Maria Eugenia Llosa, a secretária geral do Cruch, Maria Elena González, e diretores de relações internacionais de outras universidades filiadas ao Conselho.
Durante o dia, Abruem e Cruch tiveram a oportunidade de debater assuntos comuns e assinaram convênio de cooperação geral. Na oportunidade, representantes da Universidad Tecnológica Metropolitana, Universidad Católica del Norte, Universidad de Magallanes e Universidad Diego Portales fizeram apresentações das potencialidades de suas instituições de Ensino Superior, alternativas de intercâmbio, além das características principais das regiões nas quais estão situadas.
A missão ao Chile tem como objetivo principal discutir novas possibilidades de cooperação que proporcionem o aprimoramento e a internacionalização da educação superior entre os países e o apoio ao desenvolvimento de pesquisas bilaterais em temas relevantes ao desenvolvimento social e econômico, além da criação de novos mecanismos de mobilidade docente, discente e do corpo técnico entre as universidades participantes.
Estão presentes na missão: Antônio Rangel Junior, presidente Abruem e reitor UEPB; Antônio Carlos Aleixo, reitor da Unespar; Carlos Roberto Ferreira, secretário executivo da Abruem; Cláudio Simão, assessor de Relações Internacionais da UEPB; Dayse Lago, assessora chefe da Uneb; Eliane Segati, coordenadora de Relações Internacionais da Uenp; Elias Lins Guimarães, vice-reitor da Uesc; Evandro do Nascimento, reitor da Uefs; Fabianno Cavalcante, reitor da UVA; e Fátima Aparecida Padoan, reitora da Uenp.
Também fazem parte da comitiva: Francisco de Assis, reitor da Unifae; Ita de Fátima Dias, reitora da Unifimes; José Alfredo de Pádua, reitor da Uni-Facef; José Bites, reitor da Uneb; Karl Schurster, assessor de Relações Internacionais da UPE; Leandro Zvirtes, Vice-reitor da Udesc; Maria Helena Cirne, vice-reitora da Unifae; Natanael Reis, secretário especial de Relações Internacionais da Uneb; Rubens Cardoso, reitor da Uepa; e Thiago César Augusto, chefe de gabinete da Udesc.