Especial 59º Fórum Nacional de Reitores: Cursos e revista EaD em Rede são os projetos da Câmara Técnica de Educação à Distância para 2017

    CT também apresentou os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo desse ano 

    Em Ilhéus, durante o 59º Fórum Nacional de Reitores, a Câmara Técnica de Educação a Distância apresentou um balanço das atividades realizadas em longo desse ano e, também as propostas para 2017. A maior parte dessas ações concluídas e em desenvolvimento tem natureza técnica e política, simultaneamente.

    É o caso, por exemplo, das reuniões com membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) e com a Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes. Com o CNE, o eixo principal dos diálogos esteve no entorno do Marco Regultário da EaD e seus desdobramentos. A equipe igualmente participou dos grupos de trabalho envolvendo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), com pauta focada em referenciais de qualidade para a EaD.

    “De fato, tivemos felizmente um ano bastante produtivo e em diversas esferas, em favor do sistema público de EaD no Brasil”, pondera o reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, presidente da Câmara.

    Outra novidade de impacto em 2016 foi a construção do projeto EaD em Rede, que inclui o lançamento de uma revista eletrônica de mesmo nome.

    Uma das metas do projeto, que está em fase piloto, inclui uma consulta às universidades afiliadas à Abruem no sentido de mapear e difundir boas práticas nesta nova modalidade de Educação Superior. O EaD em Rede também está elaborando um grande mapa dos 10 anos de atividades em Ensino a Distância no âmbito de todas as instituições estaduais e municipais.