Patrimônio da Abruem! É dessa forma que muitos gestores se referem à Denize Alencastro, a secretária geral da Associação. Sempre disposta a resolver conflitos, auxiliar em missões difíceis, resolver questões burocráticas, a secretária chegou à Abruem em 2005. De lá para cá, viu muitas transformações tanto na Associação quanto nas formas de lidar com os desafios postos.
A secretária realiza as atribuições administrativas da Associação e orgulha-se de fazer parte da Abruem. Nesta entrevista, Denize Alencastro narra um pouco de sua história de quase 16 anos trabalhando na Abruem e explica quais foram as principais mudanças ao longo dos anos.
Como você chegou à Abruem?
Conheci a Abruem por intermédio de um amigo que trabalhava na Abruc. Na época, ansiava por novas experiências profissionais e este amigo soube, por intermédio do secretário executivo da Abruem, Prof. Carlos Roberto Ferreira, que a Associação estava em transição e procurava alguém que pudesse administrar a sede em Brasília. Entrei na gestão do reitor José Antonio dos Reis (UEMG) em dezembro de 2005. Fui muito bem acolhida e participei da reestruturação da instituição. Lembro bem quando saímos, eu, o professor Ferreira e o reitor José Reis para comprar o novo mobiliário, o qual usamos até hoje. Era notável o entusiasmo do reitor pelo início da nova fase da Associação. Era como se ela estivesse renascendo e, para mim, foi muito importante participar desse momento. Fiquei animada em trabalhar em uma instituição que estava começando uma nova história e, hoje, quando olho para o passado, sinto como foi gratificante participar de todo aquele processo.
É notória a importância da Abruem em todo o cenário da educação superior nacional. Mas, em sua vida, o que a Associação representa?
A representatividade da Instituição e a relevância da minha função me causaram um sentimento de pertencimento a uma causa maior. Orgulho-me de acompanhar o reconhecimento crescente da Associação na luta pela melhoria do Ensino Superior e seu destaque no cenário nacional e internacional. Nestes anos, aprendi muito com o professor Ferreira e esse companheirismo permanece desde a minha entrada na Abruem. Também conheci pessoas que, mesmo à distância e, na maioria das vezes, sem conhecê-las pessoalmente, tenho em alta estima. Aprecio o ambiente de união e colaboração que foi crescendo na Abruem com o passar do tempo. Em um País tão diverso como o nosso, com costumes e necessidades diferentes, me encanta presenciar o clima amistoso entre os representantes das instituições, fazendo da Associação uma grande família. Ouso dizer que a Abruem é a minha segunda casa.
Profissionalmente, o que o trabalho na Abruem te acrescentou?
A troca de conhecimento e informação, além do relacionamento interpessoal com pessoas de vários órgãos e instituições nacionais e internacionais, muito contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional.
Ao longo de todos estes anos na Associação, o que você percebe que mudou tanto na Abruem quanto nas formas de lidar com os desafios?
Acredito que a Abruem está cada vez mais fortalecida. A cada ano que passa está evoluindo e se reformulando para acompanhar as mudanças e vencer os novos desafios. As viagens internacionais proporcionaram oportunidades de intercâmbios e levaram o nome da Abruem ao cenário internacional. Os fóruns semestrais realizados em regiões diferentes do País são momentos de debate de assuntos de interesses comuns e reflexões.
A criação das Câmaras Técnicas veio para assessorar e subsidiar o planejamento e as ações futuras e dar o apoio necessário para as discussões e questões que devem ser debatidas. Os Informativos da Abruem, inicialmente impressos, atualmente são encaminhados via e-mail semanalmente para todas as Instituições filiadas, órgãos governamentais, instituições coirmãs, embaixadas, universidades do exterior, garantindo a ampla divulgação das ações não somente da Associação, mas de todas as suas filiadas e muito contribui para que a Abruem seja cada vez mais conhecida.
O site da Abruem reúne as principais notícias, eventos, informativos, informações de fóruns, das IES filiadas, dos programas de mobilidade nacional e virtual, das viagens internacionais, entre outros, dando visibilidade às ações empreendidas. Devido a essas ações, a Abruem conseguiu transpor as limitações causadas pela pandemia adaptando-se e elaborando reuniões virtuais a fim de dar continuidade aos trabalhos, além de ter realizado a primeira eleição virtual para a nova Diretoria e o primeiro seminário virtual da Associação, com o tema “Gestão, Governança e Legislação nas Universidades Estaduais e Municipais em tempos de pandemia”. O Seminário ocorreu com o apoio da Universidade de Pernambuco – UPE na transmissão pelo YouTube. Soma-se a tudo isso às representações em comissões para tratar de assuntos importantes e de interesse das instituições filiadas.
Assessoria de Comunicação Social da Abruem